
História do Movimento Operário e Conflitos Sociais em Portugal
Out 27, 2020 | Livros, Livros IHC, Publicações

História do Movimento Operário e Conflitos Sociais em Portugal. Atas do IV Congresso História do Trabalho, do Movimento Operário e dos Conflitos Sociais em Portugal e III Conferência do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida
- Pamela Peres Cabreira (Org.) & Raquel Varela (Coord. Científica)
- 2020
- Lisboa: Instituto de História Contemporânea | Colecção E-IHC
- ISBN: 978-989-8956-20-0
- Idioma: Português
- 781 p.
Nos últimos decénios tem feito curso nas ciências sociais e humanas a ideia de que as sociedades teriam deixado de se organizar em torno do trabalho. Paralelamente, tem-se afirmado igualmente o fim das ideologias, do sindicalismo ou da militância. No entanto, o que a realidade nos mostra é que, ao invés da supressão do trabalho, se tem vindo a assistir antes ao crescimento do número de pessoas nele envolvidas. Nesta nova etapa de desenvolvimento do capitalismo, o trabalho não se extinguiu e o que se verifica, verdadeiramente, é que sofreu profundas transformações ao ter-se tornado, para largos setores, mais instável, multifacetado, intensificado e desvalorizado. Por conseguinte, há que redescobrir o trabalho, tornar visível o que alguns pretendem ocultar e apreender toda a sua complexidade a partir dos olhares diversos que são protagonizados pelas várias ciências, numa perspectiva inter e multidisciplinar. Por outro lado, há que evidenciar igualmente as consequências da intensificação e da desvalorização do trabalho para a saúde dos trabalhadores e as suas condições de vida, bem como as modalidades de resistência que estes lhes opõem – no presente e no passado. Esta é a abordagem deste livro, que corresponde à organização dos textos e temas apresentados no IV Congresso de História do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal & III Conferência do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida, realizado na cidade de Lisboa em Novembro de 2019.
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
dezembro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
12ª edição da jornada dedicada à história da Mina de São Domingos, em Mértola, dando ênfase às interligações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Minas, tecnologias e educação: convergências
Ver mais
Detalhes do Evento
12ª edição da jornada dedicada à história da Mina de São Domingos, em Mértola, dando ênfase às interligações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.
Minas, tecnologias e educação: convergências
12ª Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos
O Instituto de História Contemporânea, através do grupo de investigação em História da Ciência, da Tecnologia e do Ambiente promove, no dia 5 de Dezembro de 2025, a 12.ª Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos – Minas, tecnologias e educação: convergências. O evento decorrerá de forma presencial na Mina de São Domingos.
As Jornadas Interdisciplinares, organizadas há mais de uma década, são dedicadas à história da Mina de São Domingos, enfatizando as interligações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e a sua aplicação num contexto educativo/museológico.
O enquadramento do tema (e das comunicações) é o seguinte:
Durante cerca de um século, uma povoação originada pela exploração mineira vivenciou de forma diferenciada o encontro de culturas de dois países – Portugal e Inglaterra – e os avanços tecnológicos da época, que foram aplicados nas infraestruturas e na própria extração e processamento das pirites: a Mina de São Domingos. Com o fim da exploração mineira ficaram a nu, um passivo ambiental, cuja resolução constitui um desafio atual, e um património diversificado, que importa preservar. É sobre a história desta povoação mineira em particular, entre outras situadas ao longo da Faixa Piritosa Ibérica, que se pretende cruzar as visões de especialistas em áreas como a antropologia, a arqueologia, a biologia, a geologia, a história, a história da ciência, a química, a sociologia e o urbanismo, com ênfase para um debate centrado nas questões científicas, tecnológicas e ambientais, um contributo disponível para todos os que se interessam pelo tema e que pensamos de especial utilidade para profissionais de ensino e dos serviços educativos, na sua actuação com as comunidades.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 4 de Dezembro para o email fserraomartins@gmail.com ou via telefone 286 647 534.
>> Programa completo (📎 PDF) <<
Programa resumido:
09h30 – Sessão de abertura
10h00 – Sessão de comunicações: Sinais de modernidade no território mineiro de São Domingos
11h15 – Sessão de comunicações: Evidências de actividade em São Domingos: Das fontes à divulgação
12h15 – Sessão de encerramento das comunicações
12h45 – Interrupção para almoço
14h30 – Saída de campo: Complexo Mineiro de São Domingos: Dos impactes da exploração à recuperação ambiental
17h30 – Apresentação do livro “Alma Lavra”, de Margarida Azevedo
18h00 – Encerramento
Comissão organizadora:
Jorge Ferreira (IHC – Universidade de Évora / IN2PAST)
Rosinda Pimenta (Fundação Serrão Martins)
Maria de Fátima Nunes (IHC – Universidade de Évora / IN2PAST)
Tempo
(Sexta-feira) 9:30 am - 6:00 pm
Localização
Edifício Musical da Mina de São Domingos
Mina de São Domingos — 7750-312 Mértola
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora, Câmara Municipal de Mértola, Fundação Serrão Martins e LNEG
Notícias
A História está na Escola! — Novo programa educativo do IHC
Dez 2, 2025
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas
“Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar” é triplamente premiado
Nov 27, 2025
Recebeu três prémios no festival Caminhos do Cinema Português
IHC na Semana da Ciência e Tecnologia 2025
Nov 19, 2025
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro.
CONTACTS
WORKING HOURS








































































































































































































































